A campanha anual de vacinação contra raiva em cães e gatos é uma das bases do programa de vigilância da raiva recomendado pelo Ministério da Saúde. Iniciadas com a criação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR), em 1973, essas campanhas imunizam, a curto prazo, a maioria dos animais.
Neste sábado (30/09), ocorreu a Campanha de Vacinação contra Raiva Animal na área urbana, foi vacinado um quantitativo de 397 animais. A campanha foi dividida em duas etapas: a primeira aconteceu na Zona Rural, ( casa a casa), A segunda etapa na Zona Urbana, com pontos pela cidade.
Vacinação anti rábica, no município, de acordo com a Secretária de Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária, informou que foram vacinados parcialmente, 3.170 animais, sendo população canina 2.480 e felina 686 animais vacinados. A meta é vacinar toda população canina e felina do município.
“A raiva é uma zoonose (doença transmitida dos animais para o homem ou vice e versa). Causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central de todos os mamíferos.
O principal transmissor da raiva é o morcego, que através da mordedura, arranhadura ou lambedura transmite o vírus aos outros animais. A forma de prevenção contra a raiva é a vacinação, que deve ser feita todos os anos. Dessa forma é importante que todos os proprietários de cães e gatos levem seus animais para serem vacinados, controlando a circulação do vírus da raiva animais domésticos e, por consequência, prevenindo a raiva humana”. Seu animal não foi vacinado (ainda), procure a Vigilância Sanitária para que possa ser vacinado.
Fotos: Inglide Raiane Alves
Matéria por: Priscila Leite Reis Bortoluzzi – Graduada em Ciências Biológicas
Pós-graduando em Gestão Licenciamento e Auditoria Ambiental
Setor de Vigilância em Saúde Ambiental – Sanitária – Zoonoses.
Secretaria de Saúde – Cacaulândia